Instalando e Configurando o Laravel no Windows, Linux e Mac
Neste artigo iremos aprender o que é o Laravel e como podemos realizar sua instalação e configuração em vários Sistemas Operacionais.
O que é Laravel?
Laravel é um dos frameworks PHP mais conhecidos e usados hoje em dia. Famoso por ter uma estrutura de pastas muito organizada e uma sintaxe elegante, seu uso e popularidade têm crescido muito nos últimos anos.
Seu projeto é Open Source e nos dá muitas vantagens. Seu ecossistema está repleto de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de nossas aplicações. Alguns exemplos são o sistema de rotas, sistema de templates e recursos incríveis para os Bancos de Dados, como as Migrations, que são como um “controle de versão para Databases”. Com o Laravel é possível criar, excluir e adicionar dados em tabelas usando apenas código, sem precisar ir para o Banco.
Por meio dessas facilidades, muitos programadores perceberam que códigos ou processos repetitivos, rotineiros, que eles levavam muito tempo para desenvolver, podem ser executados com o Laravel em alguns instantes. Ele é realmente muito prático. Com o Laravel podemos criar uma inteira aplicação em PHP, ou então uma API que será consumida por outra tecnologia, como o Angular, React ou Vue.
A comunidade do Laravel é muito ativa e sua documentação é bem completa, o que mostra que essa ferramenta tem um excelente suporte para quem deseja aprendê-la.
Instalando o Laravel
Para instalar o Laravel, é necessário ter o Composer já instalado. Se você não possuir o Composer em seu computador, poderá ver como realizar sua instalação neste vídeo que está em nosso canal no YouTube: Composer - Aprenda a instalar e configurar este gerenciador de dependências.
Também, é necessário possuir o PHP configurado em seu computador, com a versão 7.2 no mínimo.
Diferente da maioria das ferramentas, que possuem uma instalação distinta para cada Sistema Operacional, o Laravel pode ser instalado no Windows, Linux ou Mac com o mesmo comando. Incrível, não acha?
Iremos trabalhar com o Terminal neste artigo. Pode ser o Prompt de Comando no caso do Windows, ou o Terminal padrão no Linux e no Mac.
Após abri-lo, e lembrando da importância de ter o Composer instalado em nossos computadores, iremos executar o seguinte comando:
composer global require laravel/installer
Ele irá usar a nossa Internet para baixar e instalar o Laravel. Após isso o Laravel já estará disponível para o usarmos.
Também é muito simples criar um projeto em Laravel. Vamos fazer isso agora.
Para criar um projeto, iremos usar novamente a linha de comando. Podemos abrir o Terminal onde desejarmos. No meu caso, irei abri-lo na Área de Trabalho. Executaremos o comando laravel new e então informaremos o nome do projeto que estamos criando. O comando ficará dessa forma:
laravel new hcode-project
O processo de criação será iniciado, e após alguns instantes, veremos a mensagem que está na imagem abaixo:
O Laravel terá criado para nós uma pasta chamada hcode-project, que é o nome de nossa aplicação. Precisamos agora entrar neste diretório por meio do Terminal. Para isso, execute o seguinte comando:
cd hcode-project
Se abrir esse diretório no seu Editor de Texto, será possível ver toda a estrutura de pastas do Laravel. Para iniciar nossa aplicação, basta executar o comando abaixo:
php artisan serve
Veremos em nosso Terminal a seguinte resposta:
Ela informa que nosso servidor foi iniciado com sucesso e está disponível na porta 8000 do localhost. Ao acessar o endereço http://localhost:8000 no navegador, veremos o seguinte:
Nossa aplicação já está iniciada e pronta para receber mais recursos :)
Como falamos no início, uma das principais vantagens em usar o Laravel é que ele é um framework com código elegante ou eloquente, e pode ser usado para criar aplicações robustas e poderosas em menos tempo. Com certeza ele deverá crescer ainda mais nos próximos anos.
Lembrando que nós ensinamos os conceitos deste framework elegante em nosso curso Criando REST API com Laravel 5.7, onde criamos uma API usando os recursos do Laravel.
Até o próximo artigo :)