Em 2015, Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, fez uma declaração que deixou muitas pessoas surpresas. Ele disse que “a Microsoft ama Linux”. E nos últimos anos a Gigante dos Softwares tem desenvolvido cada vez mais soluções que nos ajudam a trabalhar com o Sistema Operacional Linux. Por exemplo, no ano de 2016, foi criado o WSL (Windows Subsystem for Linux). Ele é um módulo do Windows 10 que nos permite criar um ambiente Linux dentro de nosso computador Windows. Mas com um detalhe: não precisamos usar nenhum tipo de ferramenta para máquinas virtuais, como o VirtualBox. A nossa própria máquina começa a suportar os comandos para Linux. Incrível, não é mesmo?
Neste artigo iremos ver como é simples ativar esse recurso em nosso computador e instalar um sistema Ubuntu no WSL.
Instalando o WSL
Para ativar esse recurso em nosso computador podemos digitar em nosso menu de pesquisa a expressão “Ativar ou desativar recursos do Windows”.
Ou se preferir poderá ir em Painel de Controle > Programas > Ativar ou desativar recursos do Windows.
A próxima janela que será aberta mostrará uma lista de recursos do Windows. Iremos selecionar a opção “Subsistema do Windows para Linux”. Em seguida clicaremos em “Ok”.
Será solicitado que reiniciemos o computador para que as mudanças sejam aplicadas.
Após reiniciar o Windows, iremos acessar a loja da Microsoft.
Ao abrir esse aplicativo, iremos pesquisar pela distribuição que desejamos. Em nosso caso, pesquisaremos por “Ubuntu” e escolheremos o Ubuntu 20.04 LTS:
Escolhemos a versão 20.04, mas você pode usar a versão que desejar.
Iremos ver uma opção para instalar o aplicativo, que pode estar como “Obter” ou “Instalar”.
Após o download e instalação do aplicativo, ele já estará disponível para nós na lista de aplicativos:
Clicando nesse aplicativo, o Ubuntu será iniciado. Poderemos adicionar nosso usuário e senha e então veremos uma mensagem de sucesso, informando que o Ubuntu foi instalado com sucesso:
Muito simples, não é mesmo?
Neste artigo aprendemos como instalar um Sistema Operacional Linux em nosso Windows, sem precisar de nenhuma ferramenta externa para máquinas virtuais.
Com esse aplicativo instalado poderemos realizar testes ou até mesmo programar no Ubuntu sem muitas dificuldades ?.
Até o próximo artigo.